Postagens populares

Gayatry mantra

sábado, 5 de setembro de 2015

Yoga e tireóide

Problemas de tireóide podem perturbar os padrões de sono, alterar o seu humor, flutuar o seu peso e causar dores musculares e articulares. Yoga é uma alternativa saudável para o gerenciamento desses sintomas difíceis. Porque estimula a glândula tireóide, a ioga pode equilibrar seu metabolismo. 



 A tireoide está ligada ao Vishuda chakra , ou chakra da garganta, que é o centro que purifica os venenos do corpo e os transforma em amrit ( ou néctar da imortalidade). Muito antes da medicina ocidental sequer ter conhecimento das glândulas tireoide e paratireoide, os yoguis já entendiam a importância de um método para a manutenção do sistema neuroendócrino saudável para o bom funcionamento do organismo. Sarvangasana ou postura invertida sobre os ombros é talvez uma das posturas mais populares para a manutenção e bom funcionamento da glândula tireoide. Quando praticada uma enorme pressão é feita nesta glândula, estimulando a circulação e comprimindo e liberando secreções estagnadas. Através da estimulação desta área, atenção é trazida até ela, fazendo com que os nervos sensores que estimulam também o cérebro, que regula todas as outras funções corporais. Após sarvangasana, pode-se praticar halasana e outras variações. Outros asanas efetivos são os da Saudação ao Sol, os da série de pavanamukthasana, supta vajrasana e as posturas de extensão.
 O pranayama mais eficaz para os problemas da tireoide é o ujjayi, pois ele possui efeitos tanto como relaxantes como estimulantes de canais na região da garganta. Nadi shodhana, ajuda no reequilíbrio do metabolismo por equilibrar as nadis ida e pingala. Sheetali pranayama por ser um pranayama que refresca, ajuda nos estados de hipertireoidismo, onde o calor é excessivo. Já do contrário bastrika, pode ser utilizado para casos de hipotireoidismo por seus efeitos de trazer calor e acelerar o metabolismo. Trazer e fazer as pazes com as emoções através do yoga nidra e de práticas de relaxamento também fazem parte do processo da terapia de cura para os problemas da tireoide.

Resumindo se você ainda não praticou, está na hora de começar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário