Postagens populares

Gayatry mantra

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Qual a importância dos ásanas(posturas) na Hatha Yoga

Para discorrermos sobre esse tema precisamos saber primeiro o que é Hatha Yoga.Para mim é um longo caminho! Um caminho cheio de transformações diárias.Como se fosse uma ferramenta específica a abrir compartimentos que nem mesmo o próprio praticante têm um fácil acesso.Diariamente  ficamos cara a cara com nossas fragilidades, nossos medos, nossas inseguranças e somos convidados a observá-los e tentar desamarra -los, desbloqueando nossos potenciais.
Com o passar do tempo vamos observando uma energia até então adormecida e que paulatinamente vai fazendo parte da nossa vida e se tornando palpável para nós mesmos e para os que estão ao nosso redor. É uma modificação lenta e duradoura que vamos conquistando não apenas com as posturas, que são só uma parte da filosofia, mas através do yoga como um todo.
A execução de ásanas de díficil complexidade não te garantem uma mudança a nível mental, pode sim aumentar sua flexibilidade e alongamento, mas a superação da sua consciência está muito mais na sua mente, do que no seu físico. É claro que a evolução da pratica te leva a um corpo mais maleável, mas não a uma consciência mais plena. O importante na postura, na verdade é a sua construção a nível físico e mental.Muitas pessoas consideram que o yoga é para ser feito, mas  na verdade ele deve ser vivenciado, dentro e fora da sala de pratica, e principalmente na vida como um todo!
Dentro dos 8 passos que o yogue deve trilhar, os ásanas fazem apenas parte de um deles!
1)yamas:conduta moral a ser seguida por pensamentos, palavras e ações
2)nyamas:leis que devem reger as nossas vidas
3) ásanas: posturas psico físicas
4)pranayamas:controle da energia vital (prana) através de movimentos respiratórios
5)pratyahara:controle dos sentidos
6)dharana:concentração
7)dhyana: meditação
8)samadhi: controle total da mente 
Por vezes também quando focamos a postura ideal, perdemos a oportunidade de vivenciarmos a real, aquela que estamos fazendo naquele momento. Por isso a importância de transformar o yoga em um processo diário de construção, tanto a nível de conhecimento, como posturas, pranayamas, etc..A fim de que as frustrações não tomem conta da nossa vida, fazendo com que perdamos experiências tão edificantes , podendo ocasionar até uma interrupção dessa nova caminhada.

 A arte do Hatha está no equilíbrio entre mente e corpo.
Um dos maiores erros no yoga é ver as posturas como exercícios físicos. Perdemos aí completamente o sentido da prática.Entretanto como a prática das posturas torna-se um preventivo de inúmeras doenças, seria muito interessante que as pessoas mergulhassem nos seus benefícios antes de adquirirem tantos problemas físicos, uma vez que o yoga é fonte de saúde e vitalidade.
Uma dica muito importante é: se você está praticando yoga e não está tendo carinho e atenção com o que você está sentindo e a maneira como está agindo consigo mesmo, seu corpo, seu pensamento e com os outros, é que um cuidado maior precisa ser direcionado para a prática e para os seus estudos.
Sim, porque praticar yoga é também estudar : 4º. nyama- swadhyaya.(estudo)
Através da prática vamos percebendo o que é melhor para a nossa vida  e daí sim a mudança é bem vinda!
Em questão de ásanas a única competição que acredito benéfica é a que fazemos conosco mesmo, tentando nos superarmos física e mentalmente, reconhecendo e aprendendo sempre com  os nossos próprios  limites.
A maior prática ocorre quando mergulhamos dentro de nós mesmos e vamos pouco a pouco trazendo à tona todos os nossos valores que estavam adormecidos!! Namastê

Nenhum comentário:

Postar um comentário