Postagens populares

Gayatry mantra

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Medite

Excelente conceito de meditação!

1. Ao contrário do que muitos pensam, meditar não é parar de pensar e sim cessar as ondas incessantes da mente.

A mente pode ser comparada a um lago cristalino e tranqüilo (quando está serena) e agitado, com ondas constantes (quando está intranqüila). Meditar significa perceber essas ondas, seus movimentos e reações, e procurar acalmar até que cessem os pequenos movimentos na superfície da mente. É como perceber os movimentos das ondas do lago. Quando este está agitado, não podemos contemplar a beleza existente no seu interior. Mas, quando ele está calmo, reflete o brilho que vem da sua profundidade.

As ondas da mente são as impressões deixadas lá dentro de experiências passadas. Elas vem em forma de pensamentos, e um pensamento se liga ao outro de forma ininterrupta, através de associações da memória.

Meditar significa criar um espaço entre um pensamento e outro para se perceber o que há além do pensamento, pois a nível do pensamento se encontra o ego, mas além do pensamento está o Ser. Esse processo se inicia acalmando as ondas mentais, reduzindo o número de ondas na mente, através de técnicas que favorecem a concentração, ou seja, que conduzem a mente a uma única direção. A reorientação da mente para o foco de concentração é o meio de acalmá-la , de serenizá-la, a ponto de criar um espaço entre um pensamento e outro, até que nenhum outro pensamento ocupe a mente, exceto o pensamento-objeto de concentração.
                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário