Postagens populares

Gayatry mantra

sábado, 4 de outubro de 2014

Instrutor de yoga

Como deve se comportar um instrutor de yoga.
Em um primeiro momento diria que ser verdadeiro acima de qualquer coisa. Mostrar exatamente durante as práticas como é o seu comportamento dentro e fora da sala. O que disser gostar, tem que ser a expressão exata dos seus sentimentos. A verdade deve pairar sempre ao seu redor, para que as pessoas se afinem , ou não com ele.Essa troca de energia durante a prática,  eu diria ser vital.
Ao mesmo tempo,o bom instrutor nunca deve deixar seus alunos dependentes do seu pensamento ou direção. O bom guru é aquele que sabe mostrar que cada um deve seguir seu caminho com determinação, coragem e disciplina.
A filosofia deve fazer parte da aula, não se pode desvincular o yoga, de maneira que ele fosse simplesmente , uma ginástica, uma atividade, em que cada aluno devesse esforçar-se para ser melhor que o outro.
Yoga é cumplicidade, é responsabilidade dos professores não desvincular a prática , da enormidade filosófica envolvida. Nos momentos de alongamento intenso, faz-se necessário essa parte de conhecimento, de uma maneira sem dogmatismos, mas ao contrário, com a leveza, de quem realmente se apaixonou. 
As promessas desmedidas, com mudança de físico, queima total de calorias, etc. , desvirtuam do objetivo central do yoga, que é o auto conhecimento, a mente quieta, a serenidade e o controle sobre os desejos. Tudo isso e muito mais, é obrigação do bom instrutor.
Não concordo com as correntes atuais, como : yoga aerial ( feita com faixas de tecido) e nem tampouco a Bikram ( feita em salas à 40ºC) . Para mim são modismos, viáveis como atividades físicas, mas não como Filosofia.  
Por fim, o bom professor deve mostrar ao seu aluno que vivemos em "hatta yoga" , uma eterna dualidade e que constantemente estamos transcendendo de "rajas" ação, para "tamas" imobilidade , experenciando e aprendendo com essa transcendência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário