Quando inspiramos, além da essencial troca gasosa entre oxigênio e gás carbônico,,somos ao mesmo tempo abastecidos de energia vital :o prana (sânscrito), chi(chinês) e Ki(japonês) .Afirma-se que esse elemento revitaliza o organismo, refletindo-se, não apenas no nível físico, mas também nos níveis sutis.
Considerando esse ponto de vista, verificamos a existência de dois sistemas de respiração: um meramente fisiológico e outro que funciona simultaneamente com o primeiro e que veicula o prana, ou seja, uma respiração física (exterior, facilmente observável) e uma respiração prânica (interior, sutil).
O prana é a soma total das energias manifestadas no universo, como o calor, a eletricidade, o magnetismo e muitos fenômenos psíquicos. É a energia de força vital em nosso corpo que mantém nossa vitalidade.
Enquanto o oxigênio é assimilado pelo sangue e levado através da hemoglobina para todos os tecidos e órgãos, o prana é assimilado e aproveitado pelo sistema nervoso, levando força e vitalidade para todo o ser. Assim como, no seu trajeto, o oxigênio é bombeado para o corpo, impulsionado pelos batimentos cardíacos, a sede do prana é o coração. Enquanto o oxigênio segue seu caminho, através das veias, capilares e artérias, a circulação do prana se dá através de condutos sutis de energia chamados nadis, que são em número de 72000, sendo Ida, Pingala e Sushuma, os principais.
Aonde está o prana? No ar, na água, na terra e no fogo. Na vida!!!!!
“Os ensinamentos védicos nos dizem que a respiração não consiste apenas de ar, mas ela é força vital, Prana, a energia orgânica que compõem as correntes do corpo sutil. O corpo sutil é nosso corpo não-físico, que inclui a força vital do corpo, o intelecto, a mente e o ego. O Prana é gerado dentro dos Chakras, os 7 centros de energia distribuídos ao longo da coluna vertebral. (...) A força vital de toda a criação, o Prana, faz com que a Terra gire em torno do Sol, e que a Luz orbite ao redor da Terra. O Prana movimenta o ar, a água, os nervos, as células de memória, e as marés oceânicas. É a base do pensamento e da consciência que habita dentro do corpo, e também a base de todas as criações. A respiração consciente ajuda a acalmar a mente, para que nossos pensamentos possam entrar em harmonia com a intuição.”
Bri Maya Tiwari, Caminho da Prática, pág. 28/29