Postagens populares

Gayatry mantra

domingo, 23 de agosto de 2015

Bhastriká pránáyáma

Bhastriká pránáyáma

Bhastriká em sânscrito significa fole. O nome provém da comparação entre o movimento do abdômen durante a respiração acelerada e o de um fole funcionando.

Esse respiratório ocupa um lugar muito importante dentro do Yoga. Produz uma oxigenação muito mais intensa que todos os outros, limpa os pulmões e as vias respiratórias e é altamente energizante e vitalizante, podendo eliminar o cansaço e a depressão em poucos instantes.

O bhastriká é um exercício que também pode utilizar-se associado à permanência nos ásanas, para acentuar os seus efeitos. Sugere-se usá-lo nas posições que permitam uma permanência mais prolongada, como anteflexões, torções ou ainda exercícios musculares.

Sentado no dhyánásana da sua escolha, com as costas bem eretas, faça por alguns instantes a respiração abdominal. Aos poucos, comece a acelerar o ritmo, contraindo ao máximo o abdômen a cada exalação. Isso deve produzir um ruído bem alto e forte. A inspiração acontece espontaneamente, quando o diafragma e o ventre se expandem.

Ao exalar, o diafragma se eleva e a musculatura reta abdominal se contrai vigorosa e rapidamente. Ao inspirar, o abdômen se projeta para fora. Ao exalar, ele se contrai com força.

Você poderá fazer vários ciclos desse respiratório, contando o número de exalações. No início serão algumas dezenas, que você irá progressivamente aumentando até vários centenares.

Após um certo tempo de prática, quando houver eliminado aqueles sinais de desconforto decorrentes do exercício (no início poderá sentir dores nos flancos, na região abdominal ou nas costas), você conseguirá aumentar ainda mais a duração de cada ciclo.

sábado, 22 de agosto de 2015

Astavakrasana

O que eu estou fazendo, yogando para depois malhar .... , trabalhar, passear....Esta postura de força e equilíbrio chama-se Postura das 8 curvas - Astavakrasana . Quem é praticante de musculação consegue muuuuito mais força para a realização de certas posturas.

Conta-se que quando o sábio estava no ventre de sua mãe, seu pai Kagola fez vários erros ao recitar os Vedas.

Ouvindo estas, o sábio por nascer riu. O pai ficou furioso e amaldiçoou o seu filho para nascer como Astavakra.
Então aconteceu que ele nasceu torto em oito lugares. Esse aspecto lhe rendeu o nome Ashtavakra ou oito cruvas.
No entanto Kagola foi posteriormente derrotado em um debate filosófico com Vandin, o estudioso.
Ainda menino, o sábio, um estudioso natural de grande capacidade foi ao tribunal e vingou a derrota de seu pai batendo Vandin em argumento e tornando-se o guru de Janaka.
Assim, seu pai o abençoou e sua deformidade desapareceu.
O nome vem do que significa "oito" em sânscrito palavras asta, Vakra significa "dobrado, curvado", e asana (आसन), que significa "postura" ou "assento".
Treine comigo!!
‪#‎vivereaartedadisciplina‬
‪#‎vivercomregras‬
è muito mais saudável e feliz
Não adianta viver sem regras, pq com certeza seu chamamento será muuuuito pior sem elas!!!
Mensagens in box.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Kundalini

Muito mais que uma energia cósmica adormecida no Mulladhara Chacra, o despertar da Kundalini é o difícil caminho aos portais do Éden, uma jóia preciosa, com segredos decifráveis somente aos que estiverem dispostos as mais ocultas chaves da nossa própria consciência. É como se existisse um mapa e para lê-lo precisássemos de ferramentas adequadas.Imagine uma longa escada, onde em cada degrau existisse um mistério a ser desvendado, para que finalmente no topo dessa escada alcançássemos  a tão sonhada "união com o divino" YOGA. Entretanto estreita é a passagem final no término dessa escada e poucos conseguem atravessá-la ,muitos nem a encontram...este estreitamento no final da escada chama-se CONHECIMENTO. Arvore do Conhecimento!!Em grego "gnoses";em hebraico "daath". O símbolo dessa árvore é uma serpente enrolada. Por isso não se engane que Kundalini seria a maior experiência sexual de sua vida.O despertar da Kundalini é o controle total de sua mente e descoberta de tudo que te une ao "Divino", libertando-o das amarras dessa porta estreita, desvendando todo o poder da sua consciência.Toda experiência que o aprisionar é NEGATIVA. Somente a energia criadora o libertará enquanto ser humano, ligando-o ao Divino.
Na vida podemos experienciar o bem e o mal; entretanto somente as energias vibratórias boas, positivas, iluminadas mostrarão a Arvore do Conhecimento no final da escada. A expansão da consciência através da persistência na luz, nossa força, nossa disciplina nos mostrarão o caminho e libertará finalmente a energia presa da kundalini na base da nossa coluna, fazendo com que ela suba vibrando e reverberando em todos os outros chacras. Chegando finalmente no topo de nossa cabeça, expandindo a flor de lótus das mil pétalas. Esse é um processo longo, pessoal e intransferível, podendo ser galgado através das meditações, das respirações conscientes, da implementação da paz e da expansão da consciência na direção da luz. Descubra-se e viva plenamente em todos os pontos do Cosmo. Namastê

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Posturas

      Grupos posturais a serem ministrados em uma pratica de yoga e suas funções
a)      propriocepção,
b)     flexibilidade articular,
c)      fortalecimento muscular,
d)      estabilização articular,
e)      alongamento ativo,
f)       alongamento passivo e
g)      relaxamento